APRESENTAÇÃO:

Digital

PARTICIPANTES:

Mulheres e aquelas que se consideram mulheres, nascidas na América Latina. Maiores de 18 (dezoito) anos. Em todos os níveis de experiência profissional e em todas as áreas fotográficas. Também pode participar quem já inscreveu suas obras em outros concursos/convocatórias da plataforma Fotógrafas Latam. Não há restrições, toda a comunidade é bem-vinda!

TEMÁTICA: livre

Procuramos aquelas imagens que você considera como o melhor do seu trabalho fotográfico: desde fotografia experimental, imagens encenadas ou conceituais, até fotografia de rua ou documental. Estamos interessadas na diversidade de ideias e estilos. QUEREMOS VER O SEU TRABALHO!

Os trabalhos selecionados farão parte da exposição fotográfica organizada pela Fotógrafas Latam «LATINAS, le monde vu par les femmes d’Amérique Latine», que acontecerá entre os dias 1 e 15 de junho de 2020 na Galerie Rivoli 59, Paris, França.

CATEGORIA LIVRE E ÚNICA:

No mínimo 8 imagens e no máximo 15, não é necessário que correspondam a uma série de imagens, podendo ser individuais.

OBJETIVO: Convocamos o talento das fotógrafas latino-americanas para fazer parte de uma exposição na cidade de Paris, na França, com o objetivo principal de fomentar a presença de autoras latinas no circuito europeu; visibilizar sua obra e formar um discurso que represente nossa visão e experiência como fotógrafas mulheres com novas visualidades e diversidade de vozes.

METODOLOGIA: Convocatória aberta desde o dia 12 de fevereiro até o dia 30 de março de 2020 para fotógrafas nascidas em qualquer país de América Latina. As obras apresentadas não têm vigência de realização.

REGRAS
  1. É permitida apenas uma participação por POSTULANTE.
  2. São aceitos trabalhos coloridos ou em preto e branco; manipulações digitais são aceitas se a finalidade da proposta justifica-las.
  3. São aceitas colagens e intervenções ou meios alternativos.
  4. O recebimento é realizado por um único PDF com as fotos selecionadas e um breve texto explicativo.
  5. As fotos enviadas no arquivo em PDF devem estar em formato DIGITAL com extensão .JPG. Caso as fotografias tenham sido feitas pelo celular devem ser de alta qualidade, ou feitas com um dispositivo que garanta a resolução e a qualidade na hora de imprimi-la no formato de 40x50cm. Do contrário, a fotografia será descartada.
  6. Não são permitidas marcas d’água.
  7. Os trabalhos selecionados serão solicitados em alta qualidade, uma vez que sejam anunciadas as vencedoras
  8. As participantes devem garantir que o trabalho apresentado seja de sua autoria.
  9. As participantes aceitam não apresentar trabalhos que infrinjam os direitos autorais, propriedade intelectual, confidencialidade ou qualquer outra natureza que esteja sujeita aos direitos e permissões de terceiros(as).
  10. Os direitos de autoria das obras são exclusivos da participante, que concede a autorização à plataforma Fotógrafas Latinoamericanas para seu uso na campanha de divulgação e nas respectivas publicações nas redes sociais e na mídia.
  11. Fotógrafas Latam compromete-se a proteger os arquivos digitais e as obras físicas, com a finalidade de garantir os direitos das autoras.
  12. Está garantido o direito à transparência da informação e será dado tratamento correspondente com ética e moral.
ENVÍO
A participante deve preencher o seguinte formulário, no qual subirá o PDF com as seguintes informações:

  1. Nome da autora, nacionalidade e as imagens.
  2. O nome do arquivo PDF deve ser Nomedaautora-país e o tamanho não deve ultrapassar os 10MB.
  3. As imagens anexas ao PDF devem possuir as seguintes caraterísticas: 72 dpi e 2000 Megapixels do maior lado.
  4. Admitem-se no mínimo 8 imagens e no máximo 15.
  5. Qualquer dúvida, escreva para o e-mail fotografaslatamparis@gmail.com
  6. Anexar o comprovante de pagamento com o número da transação PayPal, PayU ou transação bancária no respectivo espaço do formulário de inscrição. O nome deste segundo arquivo deve ser: Nome-Nacionalidade da participante.
  7. No caso das inscrições da Venezuela ou de Cuba, as participantes estarão isentas do pagamento da taxa de inscrição. Portanto, a inscrição deve ser realizada seguindo os mesmos passos para o envio da proposta e anexando no espaço “Comprovante de pagamento” o documento de identidade digitalizado. O nome do arquivo deve conter: Nome-Nacionalidade da participante. (Aplica-se somente às pessoas nascidas na Venezuela ou em Cuba e que atualmente residam em qualquer destes dois países).
  8. Para as participantes do restante dos países da América Latina, o custo da inscrição terá um valor de 28 dólares americanos, que deve ser realizado através dos nossos meios de pagamento ou por transação bancária na Colômbia.
MODOS DE PAGAMENTO
  1. Para o pagamento via PayPal, acesse o link, registre-se no PayPal, ou se já possui conta, inicie a seção, digite o valor (28,00 USD) para a convocatória e realize o pagamento.
  2. Para o pagamento via transação bancária em conta na Colômbia, são aceitas transferências na conta poupança número: 86800000470, Banco: Bancolombia. Valor: $97.000 COP
  3. O processo de seleção será executado pela curadoria detalhada sob a responsabilidade das nossas juradas. A decisão será inquestionável.

DATOS SOLICITADOS PARA PAGOS.

NOMBRE: FUNDACIÓN FOTÓGRAFAS LATINOAMERICANAS
BANCO: BANCOLOMBIA
NUMERO DE CUENTA DE AHORROS: 86800000470
NIT: 901235530-1

Solo da clic en la opción de pago que prefieras.

RESULTADOS

No dia 30 de abril de 2020 serão divulgadas as vencedoras na página de internet, no Instagram e no Facebook da plataforma Fotógrafas Latinoamericanas e, além disso, as vencedoras serão notificadas por correio eletrônico. Serão selecionadas 20 fotógrafas para expor na Galerie Rivoli 59 em Paris, cada uma com 4 obras de sua autoria.

INCENTIVOS
  1. Cada uma das autoras selecionadas terá direito a exibir 4 obras na Galerie Rivoli 59 em Paris, entre os dias 1 e 15 de junho de 2020.
  2. Haverá a possibilidade de vender suas obras. Este benefício é opcional, se a autora decidir vender suas peças, serão feitas somente 5 reproduções de cada; em caso contrário, somente serão expostas.
  3. O traslado, a montagem, a impressão e o suporte das obras a serem expostas estarão sob responsabilidade da Fotógrafas Latam.
  4. Divulgação por todas nossas redes sociais e colaboradores aliados.
DIREITOS SOBRE AS OBRAS

As autoras detêm todos os direitos sobre sua obra. Com a participação na convocatória, cada autora autoriza à organização o uso das imagens na divulgação do evento e em outras atividades culturais relacionadas, bem como na divulgação em redes sociais.

Caso a fotógrafa autorize a venda da obra exposta, serão feitas até 5 reproduções por obra.

O valor da venda da obra será acordado diretamente com as vencedoras, com base nas taxas padrão. Cada obra vendida será paga à artista por meio de uma conta bancária, Paypal ou outros. Do valor a ser recebido, serão deduzidas as despesas relacionadas à reprodução da obra vendida (impressão) e as despesas administrativas do projeto Fotógrafas Latam (mínimos).

Curadora - Ximena Echague

Nací en Buenos Aires, me hice fotógrafa en Europa y ahora vivo entre New York y Bruselas. Mi vida ha influenciado en mi manera de mirar a la gente que me rodea.

Siempre he vivido en grandes ciudades con mucha población que viene y va, lo que me lleva a empatizar con ellos. Todos somos migrantes de diversas maneras, en movimiento, buscando mejorar nuestras circunstancias.

Intento capturar en mi fotografia esta dinámica humana, hecha de esperanzas satisfechas o perdidas, con su drama y sus contradicciones. La odisea de la vida humana.

Jurado - Fernanda Patiño

Cofundadora Fotógrafas Latinoamericanas – Colombiana, nacida en San Juan de Pasto. Fotógrafa empírica con enfasis en técnicas experimentales.  Ha desarrollado procesos que destacan el valor humano y sensitivo en las escenas a nivel social y personal. Su identidad fotográfica se encamina hacia una búsqueda intima sobre la visión del mundo, las emociones y las realidades contemporáneas. Cuenta con diversas exposiciones locales y nacionales, su proyecto “Somos” contó con una muestra en Mexico en el 2018 con la Universidad de Celaya. Formó parte de la primera edición del libro Cien Fotógrafos Colombianos (2018)…

Jurado - Lorena Velasco

Cofundadora Fotógrafas Latinoamericanas – Fotógrafa Colombiana. Su trabajo se caracteriza por ser introspectivo, en él la fotografía se presenta a partir de diferentes reflexiones sobre territorio, identidad y memoria.  Cofundadora de Fotógrafas Latinoamericanas una fundación dedicada a la visibilización y promoción de fotógrafas emergentes Latinoamericanas. Directora y docente del Fotoclub Universitario de Popayán de la Universidad del Cauca-Colombia, institucion con mas de 50 años de formación de fotografos. Forma parte del proyecto Correspondencias desde la tierra, proyecto de periodismo colaborativo que busca, mediante un intercambio de cartas, la exploración de la relación entre mujer, cuerpo y territorio.

Jurado - Fernanda Pineda

Fotógrafa, realizadora audiovisual, productora y gestora cultural, actualmente cofundadora y Directora Creativa de Páramo Films. Lleva más de 7 años trabajando en Colombia alrededor de comunidades indígenas, afro y campesinas de la mano con agencias de cooperación y ayuda humanitaria, contando historias en el marco del conflicto y el post conflicto. Dentro de su trabajo se ha destacado el interés por narrar desde la intimidad, buscando la cercanía y la complicidad con los personajes protagonistas de las historias para entender su propia visión e intentar interpretarla, el trabajo sobre la mujer y su rol en la sociedad ha sido un tema de investigación dentro de sus trabajos…

Jurado - Vilena Figueira

Periodista, curadora, investigadora y fotógrafa. Ha sido asesora de creación de portafolios para concursos, conferencista y tallerista internacional. Se especializa en los archivos fotográficos como fuente de conocimiento.

Recientemente fue finalista de los prestigiosos premios Fola de Argentina y Luz del Norte en México.